
Em meio a notícias sobre os impactos da crise econômica no mundo, o São Paulo Fashion Week começa nesta quarta-feira (17) sua edição verão 2010 com o investimento recorde de R$ 10 milhões --valor 25% maior que sua versão anterior, realizada em janeiro deste ano.
"É o planejamento prévio e bem feito que torna isso possível", afirma Paulo Borges, diretor do evento.
Mas não tem mágica. Esse resultado foi alcançado graças às cotas de patrocínio que o evento comercializa. Esses patrocinadores -- entre eles empresas de calçados, bebidas, do setor de aviação, de cosméticos e de telecomunicações-- têm direito a espaços fechados dentro da Fundação Bienal, em São Paulo.
É lá que acontece o SPFW, onde as empresas aproveitam a grande circulação de pessoas supostamente antenadas para lançar produtos e realizar ações especiais. Tudo para conquistar um público --de estilistas, jornalistas e afins-- que é classificado como lançador de tendências, e circula livremente com credenciais penduradas no pescoço entre amanhã e segunda-feira (22).
A TAM, por exemplo, disse durante a coletiva de imprensa do SPFW que vai aproveitar seu lounge para comercializar passagens para o público fashion do evento. Já a Natura promete fazer perfumes customizados para quem tiver acesso a seu espaço. A Melissa, dona de um dos "lounges" mais disputados da Bienal --por sua já tradicional distribuição de sandálias aos convidados-- já avisou que vai fazer o lançamento de um perfume.
"O SPFW é o evento que mais projeta São Paulo como nós queremos: uma cidade de vanguarda, que dita tendências", disse o presidente da SPTurismo, Caio de Carvalho.
Passion
Outra novidade desta edição do SPFW é que o evento será integrado ao calendário oficial do ano da França no Brasil, que é comemorado neste ano, em "retribuição" ao ano do Brasil na França, que aconteceu em 2005.
Por isso, pela primeira vez o evento começou antes do início dos desfiles --o primeiro será amanhã, às 15h, quando a grife carioca Osklen entra na passarela.
Ontem, Didier Grumbach abriu o SPFW com uma palestra sobre a moda francesa. Hoje, acontecerá o lançamento da revista Mag! que terá como tema "passion/paixão" e conta com uma reportagem inédita, que acompanhou o processo da criação à apresentação da coleção de alta-costura da casa Chanel.
Diego Guedes Magno
(correspondente do site parafesta.com em São Paulo)
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